Procedimento Cirúrgico
Rinoplastia
this
Sobre o Tratamento

Rinoplastia é a cirurgia indicada para remodelar, diminuir, aumentar ou mudar a forma do nariz e corrigir alterações provocadas por lesões. O procedimento ajuda a conquistar um ângulo mais natural entre nariz e lábio superior e corrigir assimetrias ou desvios.

Tempo de intervenção
1 a 3 horas
Anestesia
Local com sedação
Hospitalização
Não é necessária
Recuperacao
3 a 7 dias
Efeitos
2 a 3 semanas
Resultados
Permanentes
Ainda tem dúvidas
Envie suas perguntas para o Dr. Mário Junqueira
Custos incluídos no tratamento
  • Hospital
  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões
Vantagens do tratamento
  • Melhora a aparência do nariz
  • Corrige problemas funcionais
  • Cicatrizes não são visíveis
Solicite uma ligação! Assim que recebermos seu contato, ligaremos para você

Resultados esperados e riscos:

Os resultados da cirurgia podem ser vistos em duas ou três semanas e são definitivos. Os riscos envolvem infecção, sangramento, hemorragias, problemas de cicatrização, hematomas, inchaço, alterações no olfato e problemas funcionais e respiratórios.

A intervenção:

A técnica utilizada na rinoplastia depende da necessidade de cada paciente. No método fechado, o acesso à cartilagem e ao osso é feito por incisões dentro das fossas nasais. Na técnica fechada, são feitas incisões na cartilagem que separa as fossas nasais ou nas laterais do nariz.

Caso ocorra fratura dos ossos nasais, é feito um curativo na parte superior do nariz para imobilizar as estruturas nasais durante os primeiros sete dias.

Cuidados após a intervenção:

Após a cirurgia de rinoplastia, o paciente deve manter um curativo de gesso ou acrílico por sete dias e o de fita adesiva por mais sete dias. Nesse período, também é recomendado evitar exposição solar, exercícios físicos e uso de óculos.

Contraindicações:

A rinoplastia não é indicada para gestantes, mulheres amamentando, pessoas com problemas circulatórios, cardiovasculares, respiratórios ou de coagulação.

Dúvidas sobre Rinoplastia

Procedimento Cirúrgico - Rinoplastia

Praticamente não existem cicatrizes aparentes na rinoplastia porque as incisões são feitas dentro do nariz ou nos sulcos. Em alguns casos, quando o médico opta pela rinoplastia aberta, uma cicatriz imperceptível é colocada na columela (parte inferior do nariz).

No período pós-operatório, a respiração fica sutilmente comprometida devido ao inchaço na parte interna do nariz e a entrada de ar nas narinas é diminuída porque o movimento das asas nasais fica um pouco comprometido. Porém, esses efeitos desaparecem gradualmente e o paciente volta a respirar normalmente.

Não. Durante a consulta, o cirurgião deve explicar ao paciente o que a rinoplastia pode proporcionar e apresentar o melhor procedimento para manter o equilíbrio entre o nariz e a face. O médico deve analisar as medidas e proporções entre o nariz e as demais estruturas da face através do exame físico, fotografias e até exames de imagem, caso sejam necessários, para oferecer ao paciente a melhor forma possível para seu nariz.

A cirurgia é recomendada para pacientes a partir dos 16 anos, quando o desenvolvimento facial já está concluído.

Em muitos casos a fratura dos ossos não é necessária. Esse procedimento é indicado para pacientes que possuem desvio da região superior do nariz, quando têm a pirâmide nasal muito larga e quando há excesso de osso na parte superior do nariz. A fratura é realizada após a raspagem e aproxima os ossos em direção ao meio, corrigindo a falha.

Normalmente, entre 90 e 120 minutos. Porém, o ato cirúrgico pode demorar um pouco mais caso exista desvio de septo ou o paciente já tenha operado o nariz.

Em caso de septoplastias e fraturas nasais, normalmente é usada a anestesia geral. Em outros casos, pode ser usada a anestesia local com sedação.

Geralmente, 12 horas em caso de anestesia local com sedação e 24 horas em caso de anestesia geral.

Sim. Após a cirurgia o nariz é imobilizado com um curativo feito de um plástico enrijecido, fixando os ossos nasais até a cicatrização. Este curativo é retirado no consultório entre o 7º e 10º dia de pós-operatório.

Após a retirada dessa estrutura, é mantido um curativo com uma fita adesiva em todo o nariz para acelerar a absorção do inchaço e ajudar na acomodação da pele do nariz sobre os tecidos nasais. Esses curativos são mantidos, normalmente, durante duas semanas.

Nas primeiras 48 horas após a cirurgia podem ocorrer pequenos sangramentos. Porém, um curativo com gaze é deixado na base do nariz nesse período para controlar pequenos sangramentos.

Nas primeiras duas semanas, o paciente deve dormir com a cabeça elevada no travesseiro para acelerar a regressão do edema. Durante o primeiro mês, a recomendação é manter a cabeça para cima para não encostar o nariz no travesseiro e causar desvios no nariz.

O resultado definitivo é alcançado a partir do sexto mês após a cirurgia. Contudo, isso varia de acordo com o biótipo do paciente.

Suporte
Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Mário Junqueira

Assine nossa newsletter!

Receba as novidades do Dr. Mário Junqueira e mantenha-se informado.
Clínica Capelli
Tel.: (62) 4141-6333

R. 146, nº 82 - Setor Marista, Goiânia - GO, 74170-090

Clinica Revitalize
Tel.: (64) 3431-5786

R. Dr. Valdivino Vaz, 67 - Centro, Itumbiara - GO, 75503-040